Policlínica
POLICLÍNICA – CENTRO MUNICIPAL DE ESPECIALIDADES
MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS DE VAZANTE

Eliane de Oliveira Souza
R. Aristeu José Borges, 450.
Cidade Nova I
38.780-000
Vazante/MG
Tel.: (34) 3813-0137 / 3813-2637
policlinica@vazante.mg.gov.br
Horário de atendimento
8h às 17h

Policlínica – Centro Municipal de Especialidades Médicas e Odontológicas de Vazante

Objetivos

CEO – Centro de Especialidades Odontológica

O Centro de Especialidades Odontológicas ( CEO ) é uma referência em saúde bucal do Sistema Único de Saúde,em Vazante ele está localizado na Policlínica Municipal. Essa unidade conta com equipe formada por técnicos e auxiliares em saúde bucal e cirurgiões dentistas. O CEO de vazante é do tipo I e tem capacidade instalada para atender população referenciada de até 90.000 habitantes.

No processo de instalação do CEO em Vazante foram considerados vários aspectos no que se referem a nossa região de saúde como acesso,condições viárias, condições geográficas, fluxos, localização, força de atração do município e porcentagem de cobertura das equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família. A combinação de todas essas particularidades levaram o Ministério da Saúde a escolher o município de Vazante para ser referência das cidades vizinhas de Presidente Olegário, Lagamar e Guarda-Mor.

Foi firmado uma pactuação de cotas físicas onde esses municípios poderão enviar pacientes para o CEO de Vazante para atendimento Odontológico Especializado,as cotas físicas foram estabelecidas de acordo com a população de cada município.

O CEO de Vazante está em pleno funcionamento de 7h às 17hs de segunda a sexta feira, atualmente o corpo clínico é composto por 5 cirurgiões dentistas,3 auxiliares em saúde bucal e 1 recepcionista.

As especialidades Odontológicas oferecidas no CEO são as seguintes:

– Endodontia (tratamento de canais radiculares);

– Periodontia (tratamento de gengivas);

– Cirurgia geral (traumatologia, bucomaxilofacial);

– Tratamento de pacientes com necessidades especiais.

Dentro dessas especialidades ainda estão os serviços de Estomatologia e diagnóstico de câncer de boca entre outros.

Os pacientes devem ser encaminhados exclusivamente através de guias preenchidas por um dentista de PSF. A referência para o CEO de Vazante é o CEO tipo II de Patos de Minas, ou seja, casos que não forem resolvidos serão devidamente encaminhados.