CAPS
CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO
PSICOSSOCIAL I

Flávia Guimarães de Paula Ferreira
R. Dr. Antônio Ribeiro, 60.
Cidade Nova I
38.780-000
Vazante/MG
Tel.: (34) 3813-3990
caps@vazante.mg.gov.br
Horário de atendimento
8h às 17h

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial I

O CAPS é um serviço de saúde secundário, aberto e comunitário do SUS, local de referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. Oferecendo atendimento multiprofissional, estimulando a integração social e familiar da pessoa com sofrimento, além de oferecer atendimento em regime de hospital-dia como forma de atenção diária personalizada e humanizada.Destina-se também a acolher os pacientes egressos de internações psiquiátricas hospitalares.

O CAPS I de Vazante atualmente conta com os seguintes profissionais: 01 Assistente Social; 01 Auxiliar de serviços Gerais; 01 Enfermeira; 02 Técnicas de enfermagem; 01 Farmacêutica; 02 Educadores físico; 01 Psicóloga; 01 Recepcionista; 01 Motorista; 02 Técnicos de oficina; 01 Coordenador e 02 médicos sendo 01 psiquiatra e 01 especialista em Saúde Mental.

Até o momento foram atendidas mais 1500 primeiras consultas médicas e dentre os principais transtornos atendidos estão Álcool e outras drogas; Esquizofrenia; Depressão; Transtorno Afetivo Bipolar; Transtorno Obsessivo-compulsivo;Transtorno de personalidade e outros.

Os atendimentos no CAPS I acontecem através de encaminhamentos avaliação das Equipes de Saúde da Família, NASF, demanda espontânea para serem acolhimento no próprio CAPS.

Serviços ofertados

O serviço tem como objetivos gerais a ampliação do acesso à atenção psicossocial da população, a promoção de vínculos das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção e a garantia da articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

Público atendido

Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de quinze mil habitantes;